20 de outubro de 2009

Companhia Brasileira de Alumínio (CBA)

A CBA, criada em 1955, localiza-se na cidade de Alumínio, SP, e é a segunda maior empresa brasileira produtora de metal.

O projeto de construção da empresa é de 1931 e foi financiado pelo grupo Votorantim, que em 1946, passou a ter o controle acionário da empresa. Por ano, ela fabrica cerca de 475 mil toneladas de alumínio. É uma das maiores empresas do setor e realiza, no mesmo local, desde o processamento da bauxita até a fabricação de produtos: lingotes, tarugos, vergalhões, placas, bobinas, chapas, folhas, perfis, telhas e cabos. Destina cerca de 40% de sua produção para o mercado externo, principalmente para a América do Norte. Tem cerca de sete mil funcionários e 13 filiais espalhadas pelo Brasil.

Um dos diferenciais da empresa é que ela possui reserva própria de minério. Toda bauxita utilizada pela empresa provém de reservas próprias situadas nas regiões de Poços de Caldas e Itamarati de Minas. A CBA tem ainda participação na mineração Rio Grande do Norte, localizada na região de Trombetas do Pará. Outro grande diferencial é a autogeração de energia elétrica, por meio das 18 usinas hidrelétricas que possui, e tem interesse em construir mais quatro, planejadas para a região do Vale do Ribeira.
Porém, a construção destas barragens trará grandes problemas para esta região, na opinião dos moradores, pois ela abriga uma vasta área de Mata Atlântica preservada, o maior patrimônio espeleológico do Brasil, uma grande quantidade de ribeirinhas que vivem da pesca e comunidades quilombolas que vivem neste local há muitos anos e não se adaptariam a viver em outros locais. Quando questionada, a empresa se defendeu, dizendo que a UHE Tijuco Alto não trará malefícios relevantes para a região.

Fotos

Na imagem acima, podemos ver tubos


Nesse imagem podemos ver uma área de bauxita, matéria prima do alumínio



Podemos observar nesta imagem os cabos que levam a energia para toda a empresa. Podemos ver também que muita eneria é consumida, e a CBA é a segunda maior consumidora dela



Nesta imagem podemos ver a enormidade da entrada da empresa produtora de alumínio



Na imagem, podemos observar uma grande quantidade de minério de onde será extraida a bauxita, matéria prima do alumínio



Nessa imagem podemos ver uma área de mineração



Vídeo