20 de outubro de 2009

Iporanga

Iporanga é uma pequena cidade, situada no Vale do Ribeira, no estado de São Paulo. Em 1556, ocorreu a primeira ocupação humana na cidade, e foi nessa época que os altos e baixos da economia começaram com com a chegada do homem branco.
Houve grande exploração de ouro na cidade, que era retirado sofridamente. Porém no ano de 1700, muitos garimpeiros, com a descoberta do ouro em Minas Gerais, se mudaram de Iporanga. A economia diminuiu e a cidade se transformou em um ponto de transição do comércio, que vinha do planalto e ia para o litoral. Entre os anos 1945 e 1950, ocorreu a entrada de palmiteiros na região.
A cidade de Iporanga tem uma infraestrutura muito simples. Em relação a educação, a escola tem apenas 150 alunos, é compartilhada e tem muitos alunos por sala. Porém, há projetos de melhoria, como a criação de uma sala de computação e a construção de uma cobertura para a quadra.
Em relação à saúde, os postos de saúde precisam melhorar a higiene, há poucos médicos e os exames são razoáveis. No entanto, quando os pacientes necessitam de atendimento mais especializado, eles são levados para um hospital a 98km da cidade, com transporte da prefeitura.
Um dos maiores problemas de Iporanga é o desemprego. As pessoas não tem onde trabalhar e por isso os vereadores da cidade acreditam que com a construção de barragens isso irá melhorar. As atividades econômicas da região são a agricultura e o turismo, que é a atividade mais lucrativa e que poderá diminuir com a construçao das barragens.

Fotos

Vereador de Iporanga nos concedendo uma entrevista na câmara dos vereadores.


Vista de parte de uma Igreja (ao fundo).



Posto de saúde da cidade



Brasão de Iporanga



Cidadão de Iporanga andando a cavalo



Uma das ruas da cidade de Iporanga, que é muito simples

Vídeo:
Médico do posto de saúde fornecendo uma entrevista.