20 de outubro de 2009

Petar

Em 1958, foi criado o PEAR (Parque Estadual do Alto do Ribeira), uma unidade de conservação com uma área muito grande. Depois de alguns anos, o PEAR virou PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira) depois de ser estruturado para receber visitantes.
O PETAR tem uma área de 35.712 hectares, é considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo. Contém a maior quantidade de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas catalogadas. É considerado hoje um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO. Além disso, o parque abriga um enorme número de espécies em extinção e uma fauna e flora exuberantes.
Uma das cavernas mais importantes é a caverna de Santana que tem 6,5 km de extensão e contém uma quantidade enorme de espeleotemas (estalactites, estalagmites, colunas, escorrimentos e cortinas).
Se os projetos da CBA e das outras usinas forem aprovados uma parte da cidade de Iporanga será alagada e grande parte da fauna e da flora da região será totalmente destruída. Com isso, a cidade também terá prejuízo, pois o turismo, maior fonte de renda da cidade vai ser muito prejudicado.

Fotos

Coluna formada de estalactites e estalagmites


Cortina



Vista de dentro para fora da Caverna Couto



Fauna do Petar



Caverna Couto



Entrada da caverna Morro Preto, com estalactites e estalagmites.

Vídeo:
Neste vídeo há uma montagem com fotos de espeleotemas, fauna e flora do Petar